Gratidão: recurso pessoal rumo à felicidade
A PhD. em psicologia, Barbara Lee Fredrickson, professora na Universidade da Carolina do Norte – USA, desenvolveu uma interessante teoria sobre Emoções Positivas, à qual chamou de Broaden-and-build Theory of Positive Emotions. Esta teoria afirma que certas emoções positivas, como alegria, gratidão, contentamento, orgulho e amor, têm a capacidade de ampliar (broaden) os repertórios de pensamento e ação das pessoas, e construir (build) seus recursos pessoais duradouros, que vão desde recursos físicos e intelectuais a recursos sociais e psicológicos. Ao construir os recursos pessoais e sociais das pessoas, as emoções positivas transformam as pessoas para melhor, dando-lhes vidas melhores e mais felizes no futuro.
Nesse sentido, quero compartilhar minhas crenças a respeito da gratidão, que é uma emoção que depende exclusivamente de nós, e de mais nada ou mais ninguém.
Imagine-se chegando em casa ao final de mais um dia de trabalho. Nada de extraordinário aconteceu. Será que não há nada a agradecer? Há cerca de um ano adquiri o hábito de pensar em três coisas boas que me aconteceram ao longo do dia, e agradecer por elas. É surpreendente quão maravilhosos são os meus dias, e nem sempre eu tinha consciência disso. Hoje, limitar-me a apenas três coisas, situações ou momentos é o mais difícil!
E quantos “muito obrigado” você já falou nesta semana? Aqui está outra prática que beneficia quem fala e quem recebe um agradecimento. Não há quem resista (e persista) e fique indiferente a um gesto ou palavra de gratidão. Imagine se colocarmos mais entusiasmo e criatividade nesses momentos! Alunos de psicologia da Universidade da Pensilvânia propuseram escrever cartas de gratidão, e convidar as pessoas, às quais tais cartas eram dirigidas, a um encontro surpresa, e nesse encontro lerem em público o que redigiram. Foi uma emoção generalizada, e testes realizados nos dias seguintes comprovaram aumento consistente nos níveis de felicidade dos participantes. Que tal testar algo criativo e surpreender alguém que fez algo bom para você?
E para encerrar, acredito que uma excelente forma de agradecer às oportunidades que vivemos ao longo de nossas vidas, não somente às que nos trazem ganhos diretos, mas também aos momentos de aprendizagem, é entregar sempre a mais ao mundo. Uma espécie de devolução de tudo aquilo que nos faz bem, para que outros também possam experimentar coisas boas e, dessa forma, fazer girar uma gigantesca roda de prosperidade e abundância.