Missão de Vida – Você já redigiu a sua?
Stephen Covey, em seu livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, aponta a importância do hábito “Comece com o objetivo em mente”, e nesse tópico convida o leitor a redigir sua missão de vida, como forma de termos claro nossos objetivos em todos os papeis que vivemos, e conectá-los aos princípios que elegemos para guiar-nos ao longo da vida.
Compartilho aqui a minha Missão de Vida, redigida em 2017, e que, de acordo com Stephen Covey, será anualmente revisitada e revisada!
“Comecei minha vida profissional há 30 anos, e bem cedo nessa caminhada tive oportunidade de trabalhar em equipe, e até mesmo em posição de liderança. Atuei em dezenas de funções diferentes, em organizações e cidades diferentes. Convivi com diversos tipos de pessoas, com níveis de formação e cultural da mais variada gama, oriundos de todas as classes sociais, desde os mais experientes aos recém-chegados no mercado de trabalho. Isso me oportunizou apreender a ouvir, entender e ajudar as pessoas, formando uma bagagem de conhecimento sobre gente, suas necessidades e aspirações, bastante consistente.
Ao longo de minha trajetória tornei-me referência para colegas de trabalho, amigos e parentes, em relação à capacidade de ouvir, de ser confiável e de dar boas dicas e conselhos. Muitos feedbacks me foram dados nesse sentido, inclusive por pessoas que acabavam de me conhecer. Até bem pouco tempo atrás, eu não tinha plena consciência das minhas principais forças e virtudes, mas as praticava, e, quando isso acontecia, eu atingia meus melhores momentos. Entretanto, a Sabedoria Universal me conduziu até aqui, e me permitiu reconhecer a essência da minha missão de vida:
Viver cada dia de acordo com minhas crenças, a começar pela fé que tenho em um Ser Superior a quem chamo de Deus, e no presente maior que Ele nos deu, que é nosso livre arbítrio. Caminhar o caminho guiado pela justiça, pelo perdão, pela alegria e pelo otimismo. Andar sempre com a cabeça erguida, pela certeza de que sempre busco fazer o meu melhor, e o que não acontecer da forma esperada me gera aprendizado para seguir em frente. Encontrar no outro sempre um irmão de jornada, e um mestre que irá contribuir de alguma forma no meu crescimento, e eu no crescimento do outro. Estar sempre em prontidão para ouvir e tocar de forma positiva e construtiva outras almas.
Manter minha mente em constante modo de aprendizado e de mudança, com abertura para novas reflexões e percepções, e provocando alterações em meu mind set sempre que for necessário e oportuno. Fazer do conhecimento posto em prática o meu maior tesouro, e mantê-lo aberto e à disposição dos outros. Evoluir profissionalmente pela via do desenvolvimento de pessoas, da superação de resultados, e da utilização de minhas forças e virtudes pessoais.
Equilibrar os meus diferentes papeis, de pai, marido, filho e “curador”, deixando como legado um exemplo de busca continua por melhoria, amor pelo conhecimento e pelo seu compartilhamento, respeito e compreensão em relação à diversidade de níveis evolutivos de cada ser humano, e a inspiração na crença de que somos seres maravilhosos e capazes de gerar abundância e prosperidade para si e para os outros.
Organizar minha vida de forma a atender as necessidades dos meus quatro corpos – físico, mental, emocional e espiritual, priorizando o que faz diferença e gera valor, e valorizando o ser e o fazer, muito mais que o ter. Fazer girar a roda da abundância, tornando-me merecedor para receber, e agradecendo através do dar a mais ao universo.
Ser o comandante de minhas emoções e ações, agindo ao invés de reagir, ressignificando tudo que possa me limitar, e atuando de acordo com toda crença que possa me fortalecer. Capacitar-me a ajudar as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e profissional, pela via metodológica e filosófica do coaching, pela graça de Deus. Que assim seja!”